O sucesso da redução de poluentes atmosféricos da China pode tornar mais difícil controlar as mudanças climáticas

O sucesso da China em melhorar a qualidade do ar por meio do corte das emissões poluentes pode ter um efeito negativo na mudança climática em geral, revelou um novo estudo.

A pesquisa, realizada por cientistas do Carnegie Institution for Science, EUA, Academia Chinesa de Planejamento Ambiental, China, Universidade Tsinghua, China e Universidade da Califórnia Irvine, EUA, usou modelagem para analisar o efeito do sucesso da China na redução de emissões como dióxido de enxofre, o carbono negro e o carbono orgânico afetaram as mudanças climáticas globais . Seus resultados são publicados hoje na Environmental Research Letters .

O autor principal, Dr. Yixuan Zheng, da Academia Chinesa de Planejamento Ambiental, ex-pós-doutorado no Carnegie Institution for Science, disse: “O crescimento econômico e a industrialização na China nas últimas décadas foram apoiados pelo aumento do consumo de energia do carvão, tornando a China maior emissor mundial de grandes poluentes atmosféricos, como dióxido de enxofre e carbono negro. Esses poluentes têm impactos significativos na qualidade do ar e na saúde pública, por isso a China adotou medidas rigorosas para reduzi-los. As medidas foram eficazes, e a poluição por aerossol na China foi substancial aliviado após 2013, com benefícios notáveis para a saúde pública . ”

No entanto, mudanças em poluentes como dióxido de enxofre e carbono negro também afetam o forçamento radiativo – o determinante da temperatura da terra – com o aerossol de sulfato o agente de resfriamento dominante na atmosfera. Ele e outros aerossóis dispersam e absorvem a radiação solar incidente e interagem com as nuvens, afetando o clima regional e global .

Dr. Zheng disse: “Estima-se que o aerossol de sulfato antropogênico resfrie a terra em média em meio grau centígrado em 2010, equivalente a 76% do resfriamento totalmente induzido por aerossóis antropogênicos. O carbono negro, por outro lado, absorve calor em a atmosfera e aquece a Terra. Portanto, compreender o efeito que a redução desses materiais pode ter no aquecimento é essencial para futuras estratégias de mitigação do clima . ”

Para compreender toda a gama de impactos das ações de ar limpo da China, os pesquisadores analisaram os efeitos radiativos e climáticos quase de equilíbrio das reduções da China nas emissões de aerossóis (e precursores) de 2006 a 2017, simuladas em um modelo climático totalmente acoplado oceano e atmosfera. Eles examinaram os efeitos climáticos das reduções sob a suposição de que essas reduções continuem e que o sistema climático seja linear o suficiente para que o efeito climático das mudanças na emissão de aerossóis possa ser considerado adicional aos efeitos climáticos de outras forças forçantes.

Eles descobriram que os efeitos climáticos potenciais das políticas de controle da poluição do ar da China – promulgadas entre 2006 e 2017 – deveriam resultar em um aquecimento de mais de 0,1 ° C no hemisfério norte. As reduções de emissões na China exercem efeitos de aquecimento não apenas local, mas também remotamente.

O co-autor do professor Steven J Davis, da University of California Irvine, disse: “De 2006 a 2017, as emissões de dióxido de carbono da China cresceram cerca de 54 por cento, juntamente com reduções de cerca de 70 por cento nas emissões de dióxido de enxofre , uma redução de 30 por cento no preto emissões de carbono e uma redução de 40% nas emissões de carbono orgânico . A dissociação das emissões de dióxido de carbono e aerossol é causada principalmente pela instalação de dispositivos de controle de fim de linha, que reduzem as emissões de aerossol, mas não o dióxido de carbono. Tal dissociação exacerbou os efeitos do aquecimento global das emissões de dióxido de carbono da China. ”

O professor Ken Caldeira da Carnegie, também co-autor, disse: “Limpar as emissões de aerossol traz enormes benefícios à saúde, mas desmascara o aquecimento global. Embora isso possa parecer um revés climático, precisamos de pessoas saudáveis para ajudar a resolver o problema climático se quisermos ter mais recursos para alocar em melhores sistemas de energia, precisamos gastar menos com os danos à saúde causados por nossos aerossóis. Ajudar as pessoas a se tornarem mais saudáveis pode ser uma vitória para o sistema climático, mesmo que leve diretamente a algum aquecimento. “

Leave a comment