Elon Musk diz que primeira viagem da nave espacial da SpaceX a Marte pode ser em 4 anos

A nave estelar da SpaceX poderia ser lançada em seu primeiro vôo não tripulado para Marte em 2024.

A SpaceX está quase pronta para começar a construir um assentamento humano permanente em Marte com seu enorme foguete Starship.

A empresa privada de voos espaciais está a caminho de lançar sua primeira missão não tripulada a Marte em apenas quatro anos, disse o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk , na sexta-feira (16 de outubro) na Convenção da Sociedade Internacional de Marte .

“Acho que temos uma chance de fazer aquela segunda janela de transferência de Marte”, disse Musk em uma discussão com o fundador da Mars Society, Robert Zubrin. Você pode assistir a um replay da palestra aqui .

Essa janela a que Musk se referiu é uma oportunidade de lançamento que surge a cada 26 meses para missões a Marte. NASA, China e Emirados Árabes Unidos lançaram missões a Marte em julho deste ano. A próxima janela será aberta em 2022 com Musk se referindo à oportunidade de lançamento em 2024 em Marte.

A missão será lançada no Planeta Vermelho em um veículo SpaceX Starship , uma combinação de foguete e nave espacial reutilizável que está atualmente em desenvolvimento nas instalações da empresa no sul do Texas. A SpaceX também está planejando usar a nave estelar para missões à lua começando em 2022 , bem como viagens ponto a ponto ao redor da Terra.

Musk há muito diz que os humanos precisam estabelecer uma presença permanente e autossustentável em Marte para garantir “a continuidade da consciência como a conhecemos” – para o caso de o planeta Terra ser deixado inabitável por algo como uma guerra nuclear ou um asteróide .

Mas a SpaceX não tem planos de construir uma base em Marte. Como uma empresa de transporte, seu único objetivo é transportar cargas (e humanos) de e para o Planeta Vermelho, facilitando o desenvolvimento da base de outra pessoa em Marte.

“A SpaceX está enfrentando o maior desafio individual, que é o sistema de transporte. Vários outros sistemas serão necessários”, disse o fundador da Mars Society, Robert Zubrin, durante a convenção.

“Minha esperança pessoal é que veremos Starship na estratosfera antes do final deste ano, e se Elon estiver certo, alcance a órbita no próximo ano ou no ano seguinte”, acrescentou Zubrin. “Isso mudará a opinião das pessoas sobre o que é possível. E então, você sabe, teremos a NASA buscando financiar as peças restantes do quebra-cabeça ou empreendedores avançando para desenvolver as peças restantes do quebra-cabeça.”

Se as projeções de Musk estiverem corretas – ele é conhecido por oferecer cronogramas excessivamente ambiciosos – a primeira missão da SpaceX a Marte seria lançada no mesmo ano em que os astronautas da NASA retornariam à Lua sob o programa Artemis. A SpaceX também está planejando levar turistas espaciais em uma missão de nave estelar ao redor da lua em 2023 . A NASA também escolheu a SpaceX como uma das três equipes comerciais para desenvolver pousadores lunares para o programa Artemis .

Musk disse na sexta-feira que se não fosse pela mecânica orbital que pede o lançamento de Marte a cada 26 meses, a SpaceX “talvez tivesse uma chance de enviar ou tentar enviar algo a Marte em três anos”, disse Musk, acrescentando que a Terra e Marte não estará na melhor posição. “Mas a janela está a quatro anos de distância, porque eles estão em diferentes partes do sistema solar.”

Musk revelou planos para os planos da nave espacial da SpaceX em 2016. O projeto visa lançar uma espaçonave de 165 pés (50 metros) no topo de um impulsionador maciço para missões no espaço profundo à lua, Marte e outros lugares. Tanto a nave estelar quanto seu impulsionador Super Pesado serão reutilizáveis.

Este ano, a SpaceX lançou dois voos de teste de protótipos de Starship, chamados SN5 e SN6 , de seu local de teste em Boca Chica, no Texas. Esses voos atingiram uma altitude de 500 pés (150 metros).

A SpaceX está preparando outro protótipo de nave estelar , chamado SN8 , para um vôo de teste de 20 quilômetros de altura em um futuro próximo.

Elon Musk, entrevista, 2020.

Leave a comment